Atletismo

Corridas Barreiras Altura Vara Dardo Disco Martelo Peso


Edição: Jornalista, Janaina Tupan Frare
Definição de Atletismo Arcos e a Bandeira Olímpica
Atletismo na Pre-História História da Medalha Olímpica
Atletismo na Era Antiga Pista de Atletismo (3D)
Atletismo na Era Moderna Benefícios ao Praticante
Provas Olímpicas de Atletismo Recordes Brasileiros
 
Definição: Atletismo é a designação comum às atividades desportivas em geral, de carácter competitivo e recreativo, realizadas individualmente ou entre equipes (Corridas: pista, cross-country e rua, marcha atlética, lançamentos e saltos).
 

Atletismo na Pre-História

O ser humano já praticava algumas das modalidades do atletismo como forma de sobrevivência na pré-história. A caminhada, por exemplo, era utilizada para se locomover de um lugar para o outro. A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros. O arremesso era usado para se defender e matar animais que serviam de alimento. Desta forma, os homens e as mulheres foram adquirindo habilidades que, mais tarde, foram aprimoradas e adaptadas para as competições de atletismo.


Retornar ao topo da página

Atletismo na Era Antiga

O atletismo tem sido o evento chave dos Jogos Olímpicos desde a era antiga.

A história diz que os primeiros eventos esportivos organizados foram realizados por volta de 1200 a.C., no "Monte Olímpicus", na Grécia. Próximo a este local foi construído um palco esportivo para sediar os Jogos Olímpicos. Lá, os homens exibiam as suas forças, habilidades físicas e o controle psicológico, tudo em homenagem a Zeus, o rei dos deuses da mitologia grega.

As mulheres, por sua vez, não tinham permissão para participar dos jogos e nem mesmo para assistir as competições masculinas. Mas, em contrapartida, a cada quatro anos, era realizado um evento esportivo só para elas, em homenagem a Hera, esposa de Zeus.

Naquela época, os Jogos Olímpicos eram realizados durante cerimônias culturais e religiosas. Os atletas vitoriosos eram glorificados a altura dos grandes deuses. Em 776 a.C., Corobeus, de Atenas, fez seu nome correndo nu e descalço numa tosca pista de 200 jardas e tornou-se o primeiro atleta a ganhar uma prova olímpica. Ele venceu a prova de velocidade dos 192 metros, tornando-se o primeiro e o mais antigo herói do atletismo. Se não teve direito a uma medalha, mereceu uma estátua e gravou seu nome na história do esporte. Com o tempo, o atletismo ganhou novas modalidades, além de mais brilho e dimensão nos Jogos Olímpicos. Mas em 393 a. C., o imperador romano Theodózius proibiu a realização dos eventos esportivos. Desta forma, os Jogos Olímpicos foram paralisados e a tocha olímpica foi extinta por 1400 anos.

Retornar ao topo da página


Atletismo na Era Moderna
Em 1896, o francês Pierre de Fredy, Barão de Coubertin, reativou os festivais esportivos. A primeira versão dos Jogos Olímpicos da era moderna foi realizada em Atenas, na Grécia. Participaram 285 atletas, de 13 países. Desde então, a tocha olímpica foi reacendida com a finalidade de promover paz entre a comunidade mundial. A intenção do Barão de Coubertin era de unir os povos pelo esporte.

"O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta; o essencial não é vencer, mas lutar. Vamos exportar nossos atletas para promover a paz. Esse é o mercado livre do futuro." (Pierre de Coubertin, fundador da Olimpíada Moderna)

Atualmente, os Jogos Olímpicos são realizados, de quatro em quatro anos, em países e cidades diferentes. O atletismo continua sendo a atração principal. São 26 provas masculinas e 23 femininas.


Retornar ao topo da página


Arco Ol’mpico Provas Olímpicas de Atletismo
Provas de velocidade: 100m, 200m, 400m
Revezamentos: 4 X 100m, 4 X 400m
Provas de meia distância: 800m e 1500m
Provas de longa distância: 3000m com obstáculos, 5.000m e 10.000 e Maratona (42km)
Provas de Marcha Atlética: 10.000m (Fem.), 20.000m(masc.) e 50.000m(masc.)
Provas de velocidade com barreiras: 100m (fem.), 110m (masc.) e 400m
Provas de saltos horizontais: Salto em Distância e Salto Triplo
Provas de saltos verticais: Salto em Altura e Salto com Vara
Provas de lançamento: Lançamento do Dardo e Lançamento do Disco
Provas de arremesso: Arremesso do Martelo(masc.) e Arremesso do Peso

Provas Combinadas
Decatlo (10 provas): 100m, 110m (c/barreiras), 400m, 1500m, Lançamento do Dardo, Lançamento do Disco, Arremesso do Peso, Salto em Altura, Salto com Vara e Salto em Distância
Heptatlo (7 provas): 100m (c/barreiras), 200m, 800m, Lançamento do Dardo, Arremesso do Peso, Salto em Altura e Salto em Distância


Retornar ao topo da página

Arco Ol’mpico História dos Arcos e da Bandeira Olímpica

Os cincos arcos olímpicos entrelaçados representam os cincos continentes que dividem o planeta Terra ( África, América, Ásia, Europa, e Oceânia) e simbolizam o encontro de paz e harmonia entre os atletas para o evento competitivo mais importante do mundo.

A Bandeira Olímpica

A Bandeira Olímpica foi desenhada, em 1913, pelo Barão Pierre de Cubertin, mas só foi exibida no ano de 1920, nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, na Bélgica. Nela apareciam cinco anéis entrelaçados e com as cores que compunham as bandeiras de todas as nações olímpicas da época.


Retornar ao topo da página



História da Medalha Oímpica

Clique sobre a foto para ampliá-la

Foto das 2 medalhas olímpicas de Joaquim Cruz
Na era antiga, os vencedores recebiam uma coroa de louros como premiação. Já na era moderna, os vencedores recebiam também uma medalha olímpica. A frente da medalha foi desenhada pelo artista italiano Giuseppe Cassioli, em 1928, para os Jogos Olímpicos de Amsterdã, Alemanha. O mesmo desenho vem sendo utilizado desde 1972. O outro lado da medalha é desenhado a critério do País que sedia os Jogos.


Pesos e Medidas

A medalha olímpica mede 6 centímetros de diâmetro e 3 milímetros de largura. O primeiro colocado de cada evento recebe a medalha de ouro que é banhada com, no mínimo, seis gramas de ouro puro. O segundo colocado recebe a medalha de prata e o terceiro colocado fica com a medalha de bronze. Todos os atletas e participantes oficiais recebem uma medalha e um diploma comemorativo dos Jogos Olímpicos.


Retornar ao topo da página
Pista de Atletismo
A pista oficial de atletismo tem um formato oval e é dividida em oito raias de 400 metros de extensão.



Retornar ao topo da página


Benefícios ao Praticante


O atletismo é também um esporte que oferece inúmeros benefícios para a vida e saúde de seus praticantes.

Saúde e Bem Estar
As pessoas que praticam o atletismo estão sempre sentindo-se bem, além de serem mais saudáveis. As atividades de caminhadas e corridas trazem inúmeros benefícios fisiológicos e psicológicos aos seus praticantes. Com a prática do atletismo existe uma maior conscientização da importância de manter a saúde do corpo e da mente.

Enriquecimento pessoal
Por meio das experiências vividas durante os treinamentos e as competições, crianças e adolescentes podem ter a oportunidade de se desenvolver, afirmar suas identidades, auto-estima e autoconfiança. Os esforços e as experiências vividas no atletismo podem ser transferidas e aplicadas em outras áreas de trabalho e da vida pessoal. Os adultos podem melhorar suas qualidades de vida e continuar criando desafios pessoais através da prática deste esporte.

Contato social
O atletismo reúne o povo em eventos de rua, em competições nacionais e internacionais. É um esporte que promove igualdade entre os participantes. Qualquer pessoa, independente da sua religião, fator sócio-econômico, raça e condição física pode praticar o esporte e participar de competições da modalidade.

Desenvolvimento cooperativo
A modalidade estimula o envolvimento cooperativo da comunidade nos eventos de rua, maratona, jogos nacionais, internacionais, pan-americanos e Olimpíadas .

Participação Politica e cultural
O atletismo é um esporte que envolve política, cultura e costumes. Os atletas tem a oportunidade de exibir as cores do seu clube nas competições nacionais e de seu País nas competições internacionais, além de compartilhar com atletas de outros lugares um pouco da sua cultura e dos costumes.

Mercado Livre
Todos os países tem a oportunidade de exibir o que tem de melhor através do desempenho de seus atletas. São qualidades físicas e psicológicas de cada País mostradas nos Jogos Olímpicos.

Valor trabalhista
O atletismo cria oportunidades de trabalho para atletas com potencial e talento, para treinadores, patrocinadores e etc. O espetáculo gerado pela modalidade pode ser comercializado, televisionado e mostrado para milhares de telespectadores, como já é feito em competições internacionais e nos Jogos Olímpicos.

Estudo Científico
Os atletas contribuem diretamente nos estudos e trabalhos científicos. Entre a ciência e o indivíduo há uma ponte, o atletismo.

Beneficios Fisiológicos e Psicológicos

Fatos: A pessoa que faz de 20 a 30 minutos de atividade física moderada, de 3 a 5 vezes por semana, obtém os seguintes resultados:

  • Diminui a pressão no sangue;
  • diminui a taxa de LDL (mau colesterol), que se deposita nos vasos;
  • aumenta o colesterol HDL ( colesterol bom), que se liga às partículas de gordura e as leva para fora dos vasos, diminuindo o risco de problemas cardíacos;
  • diminui os sintomas clínicos de ansiedade, tensão e depressão;
  • diminui o depósito de gordura no corpo;
  • aumenta a capacidade de trabalho aeróbico;
  • aumenta o funcionamento do coração;
  • se a pessoa já teve um enfarte - deve ser feita atividade física bem moderada e com acompanhamento médico.

Benefícios Fisiológicos Adaptivos

  • Diminui a freqüência cardíaca durante o descanso;
  • Aumento o volume do coração;
  • Aumento o volume durante o descanso e máximo esforco;
  • diminui a incidência de algumas doenças como o câncer.


Atividade física + acompanhamento médico ajuda as pessoas que sofrem de doenças:

  • Cardiovasculares
  • Hipertensão
  • Derrame Cerebral
  • Diabetes
  • Asmas
  • Bronquite
  • Osteosporose
  • Dores lombares
  • Artrites
  • Complicações durante a gestação
  • Doenças da terceira idade

Retornar ao topo da página


Recordes Brasileiros - Masculino

Prova

Resultado

Atleta

Nascido

Data

Local/País

100m 10.00 Robson Caetano da Silva 64 22.Jul.88 Cidade do México (México)
200m 19.89 Claudinei Quirino da Silva 71 11.Sep.99 Munique (Alemanha)
400m 44.29 Sanderlei Claro Parrela 74 26.Ago.99 Sevilla (Espanha)
800m 1:41.77 Joaquim Carvalho Cruz 63 26.Ago.84 Colonia (Alemanha)
1000m 2:14.09 Joaquim Carvalho Cruz 63 20.Ago.84 Nice
1500m 3:33.99 Hudson Santos de Souza 77 02.Jul.01 Zagreb
Milha 3:53.00 Joaquim Carvalho Cruz 63 13.Mai.84 Los Angeles (USA)
2000m 5:06.44 Edgar Martins de Oliveira 67 08.Abr.95 La Jolla (USA)
3000m 7:45.34 Clodoaldo Lopes do Carmo 68 26.Ago.92 Koblenz
5000m 13:28.99 Adalberto Batista Garcia 67 03.Jun.96 Saint Denis
10000m 28:07.73 Ronaldo da Costa 70 01.Jun.96 Richmond
Meia Maratona 1:00:30 Eduardo do Nascimento 72 15.Mar.98 Lisboa (Portugal)
Maratona 2:06.05(RM) Ronaldo da Costa 70   Berlim (Alemanha)
110m c/bar 13.38 Marcio Simão de Souza 75 06.Mar.99 Rio de Janeiro
400m c/bar 48.04 Eronildes Nunes de Araújo 70 12.Jul.95 Nice
2000m c/obs 5:24.36 Wander do Prado Moura 69 22.Mar.95 Mar del Plata (Argentina)
3000m c/obs 8:14.41 Wander do Prado Moura 69 22.Mar.95 Mar del Plata (Argentina)
Salto em Altura 2m 26cm Fabricio de Azevedo Romero 78 26.Jun.99 Bogotá
Salto com Vara 5m 76cm Thomas Valdemar Hintnaus   21.Ago.85 Zurique (Suiça)
Salto em Distância 8m 40cm Douglas de Souza 72 15.Fev.95 São Paulo
Salto Triplo 17m 89cm João Carlos de Oliveira   15.Out.75 Cidade do México (México)
Aremesso do Peso 18m 72cm Adilson Ramos Souza Oliveira 64 17.Ago.94 Rio de Janeiro
Lanç. do Disco 60m 26cm José Araujo de Souza 65 28.Abr.90 Eugene (USA)
Lanç. do Dardo 77m 80cm Luiz Fernando da Silva 71 18.Mai.96 Americana
Lanç. do Martelo 65m 50cm Celson Joaquim de Moraes 49 09.Dez.78 Porto Alegre
Decatlo 8266 pts Pedro Ferreira da Silva Filho 66 23.Apr.87 Walnut (USA)
  11.07 7,61 14,30 2,10 48.97      
  14.00 49,04 4, 70 56,12 4:48.25      
4 X 100m 37.90 Vicente Lima, Edson Ribeiro, André Silva e Claudinei Silva (Seleção Brasileira)   30.Set.00 Sydney (Australia)
4 X 400m 2: 58.56 Claudinei Silva, Sanderlei Parrela, Eronildes Araujo,
Anderson J. Santos
(Seleção Brasileira)
  30.Jul.99 Winnipeg (Canada)
20Km Marcha (p) 1h 21:30.8 Marcelo Moreira Palma 66 15.Jun.91 São Paulo
20Km Marcha (r) 1h 19.56 Sergio Vieira Galdino 69 14.Mai.95 Eisenhuttenstadt
35Km Marcha (r) 2h 48:48 Ademir Domingues 59 12.Jun.94 Blumenau
50Km Marcha (p) 4h 59:23.0 Ademir Domingues 59 31.Mai.86 São Paulo
50Km Marcha (r) 4h 09:03 Cicero Sabino de Moura 57 30.Jan.93 São Paulo
 

Recordes Brasileiros (Indoors/Pista Coberta) - Masculino

Prova

Resultado

Atleta

Nascido

Data

Local/País

50m 5.6 José Bento de Assis Junior   22.Ago.42 São Paulo
60m 6.63 Robson Caetano da Silva 64 31.Jan.87 Sindelfingen
200m 20.65 Robson Caetano da Silva 64 26.Fev.89 Sindelfingen
400m 46.33 Sanderlei Claro Parrela 74 08.Mar.97 Paris (França)
800m 1min 45.43 José Luiz Barbosa   08.Mar.89 Piraeus
1000m 2min 16.99 Joaquim Carvalho Cruz 63 12.Fev.89 Stutgart (Alemanha)
1500m 3min 42.70 Agberto Guimarães   08.Mar.89 Piraeus
Milha 3min 58.46 Edgar Martins de Oliveira 67 06.Fev.95 Fairfax (USA)
3000m 7min 56.76 Adauto Domingues   04.Mar.89 Budapeste
50m c/barreiras 7.2 Emilio Antônio Elias   25.Ago.42 São Paulo
60m c/barreiras 7.96 Pedro Paulo Chiamulera 64 08.Mar.97 Paris (França)
Salto em Altura 1m 91cm Paulo Martins Lima   25.Fev.83 Dortmund
Salto em Distância 7m 94cm João Carlos de Oliveira   04.Jan.80 Daly City (USA)
Salto Triplo 16m 73cm João Carlos de Oliveira   02.Jan.80 Long Beach (USA)
Aremesso do Peso 16m 62cm João Joaquim dos Santos   18.Fev.96 Braga
Heptatlo 5679 pts Paulo Martins Lima   15.Fev.83 Dortmund
Rev. 4X200m 3min 10.50 Claudinei da Silva, Osmar dos Santos, Flávio Godoy, Geraldo Maranhão (Seleção Brasileira)   08.Mar.97 Paris (França)
 

Melhores Resultados em Corridas de Rua - Masculino

Prova

Resultado

Atleta

Nascido

Data

Local/País

Milha 3:56 Edgar Martins de Oliveira 67    
5Km 13:30 Valdenor Pereira dos Santos 69 04.Mai.95 Carlsbad (USA)
10Km 27:53 Ronaldo da Costa 70 05.Jan.95 Maldonado
15Km 42:41 Valdenor Pereira dos Santos 69 28.Fev.93 Tampa (USA)
  42:41 Ronaldo da Costa 70 26.Fev.94 Tampa (USA)
10 Milhas 46:19 Valdenor Pereira dos Santos 69 09.Abr.95 Washington DC (USA)
Meia Maratona 1h 00:30 Eduardo do Nascimento 72 15.Mar.98 Lisboa (Portugal)
25Km 1h 15:12 Vanderlei Cordeiro de Lima 69 12.Fev.96 Tóquio (Japão)
30Km 1h 30:08 Vanderlei Cordeiro de Lima 69 12.Fev.96 Tóquio (Japão)
Maratona 2h06:05 Ronaldo da Costa 70 20.Sep.98 Berlim (Alemanha)
 
 

Recordes Brasileiros - Feminino

Prova

Resultado

Atleta

Nascido

Data

Local/País

100m 11.17 Lucimar Aparecida de Moura 74 22.Jun.99 Bogotá
200m 22.60 Lucimar Aparecida de Moura 74 22.Jun.99 Bogotá
400m 50.62 Maria Magnólia Souza Figueiredo 63 21.Ago.97 Rovereto (Itália)
800m 1:57.16 Fabiane dos Santos 76 20.Jul.01 Monaco
1500m 4:10.07 Soraya Vieira Telles 58 28.Jun.88 Leverkusen
Milha 4:30.05 Soraya Vieira Telles 58 09.Jun.88 Bratislava
3000m 9:02.27 Delirde Maria Bernardi 69 04.Jul.94 Linz
5000m 15:22.01 Carmen de Oliveira Furtado 65 31.Jun.93 Hechtel
10000m 31:47.76 Carmen de Oliveira Furtado 65 21.Ago.93 Stuttgart (Alemanha)
Meia Maratona 1:09:31 Carmen de Oliveira Furtado 65 13.Mar.94 Lisboa (Portugal)
Maratona 2:27.41 Carmen de Oliveira Furtado 65 18.Abr.94 Boston (USA)
100m c/bar 12.86s Maurren Higa Maggi 76 30.Jul.99 Winnipeg (Canadá)
400m c/bar 57.20 Maria do Carmo Bortolocci 60 13.Jun.87 São Paulo
2000m c/obs 7:33.67 Magda Margarete Azevedo 66 07.Set.97 São Caetano do Sul
Salto em Altura 1m 92cm Orlane Maria Lima dos Santos 66 11.Ago.89 Bogotá
Salto com Vara 3m 66cm Fabiana de Almeida Murer 81 15.Ago.98 São Caetano do Sul
Salto em Distância 7m 26cm Maurren Higa Maggi 76 26.Jun.99 Bogotá
Salto Triplo 13m 94cm Maria Ap. Barbosa de Souza 71 21.Jun.97 Americana
Aremesso do Peso 19m 02cm Elisangela Maria Adriano 72 27.Jun.99 Bogotá
Lanç. do Disco 61m 96cm Elisangela Maria Adriano 72 21.Mai.98 São Leopoldo
Lanç. do Dardo 58m 16cm Sueli Pereira dos Santos 65 25.Jun.99 Bogotá
Lanç. do Martelo 57m 23cm Josiane Soares 67 25.Jun.99 Bogotá
Heptatlo 5741 pts Elzinete maria Reis 72 25.Jun.99 Bogotá
4 X 100m 43.89 Cleide Amaral, Lucimar Moura,
Rita Gomes, Kátia Santos.
(Seleção Brasileira)
  09.Ago.97 Atenas (Grécia)
4 X 400m 3: 29.21 Rosangela Oliveira, Susete Montalvano, Soraya Telles, Maria Figueiredo. (Seleção Brasileira)   24.Jul.88 Cidade do México (México)
5000m Marcha (p) 23:57.2 Tânia Regina Spindler . 25.Jun.95 Ponta Grossa
10000m Marc. (p) 47:42.0 Gianetti Oliveira de Sena Bonfim 65 18.Mai.96 Rio de Janeiro
10Km Marcha (r) 47:20 Gianetti Oliveira de Sena Bonfim 65 14.Jun.96 Bucareste
20Km Marcha (r) 1h 42:26 Gianetti Oliveira de Sena Bonfim 65 05.Jun.99 D. Mézidon
 

Recordes Brasileiros (Indoors/Pista Coberta) - Feminino

Prova

Resultado

Atleta

Nascido

Data

Local/País

60m 7.26 Esmeralda Freitas Garcia   13.Mar.81 Pocatello (USA)
200m 23.721 Maria Magnólia Souza   04.Mar.89 Budapeste
800m 2min 05.09 Soraya Vieira Telles   07.Mar.87 Indianapolis (USA
50m c/barreiras 7.3 Themis Zambrzycki   17.Fev.79 Logan
60m c/barreiras 8.75 Themis Zambrzycki   07.Mar.80 Columbia
Salto em Altura 1m 90cm Orlane Maria Lima dos Santos   14.Fev.92 Wuppertal
Salto em Distância 6m 41cm Silvina Graças Pereira   23.Mar.75 Mainz
Salto Triplo 13m 51cm Esmeralda Freitas Garcia   09.Mar.85 Syracuse (USA)
Aremesso do Peso 18m 31cm Elisangela Maria Adriano   08.Mar.97 Paris (França)
Pentatlo 4104 pts Themis Zambrzycki   07.Mar.80 Columbia
 

Melhores Resultados em Corridas de Rua - Feminino

Prova

Resultado

Atleta

Nascido

Data

Local/País

5Km 15:39 Carmen de Oliveira Furtado 65 06.Jun.92 Albany (USA)
10Km 32:06 Carmen de Oliveira Furtado 65 11.Out.93 Boston (USA)
15Km 49:03 Carmen de Oliveira Furtado 65 28.Fev.93 Tampa (USA)
10 Milhas 54:57 Roseli Aparecida Machado 68 16.Abr.94 Nova York (USA)
Meia Maratona 1h 09:31 Carmen de Oliveira Furtado 65 13.Mar.94 Lisboa (Portugal)
25Km 1h 27:43 Marcia Narloch 69 09.Mai.92 Grand Rapids
30Km 1h 48:33 Carmen de Oliveira Furtado 65 21.Nov.93 Tóquio (Japão)
Maratona 2h 27:41 Carmen de Oliveira Furtado 65 18.Abr.94 Boston (USA)
 

Outros Recordes
Recordes Mundiais - (IAAF)
Recordes Brasileiros (Outras Categorias) - (CBAt)


Retornar ao topo da página